O grupo “EU QUERO LIBERDADE” se reúne desde 2005 e é formado majoritariamente por egressos do Sistema Penal. Também compõem este grupo, familiares destes egressos. Inicialmente o grupo foi composto por moradores do Complexo do Alemão. Parte deste grupo já atuava com a coleta de lixo nas comunidades através do projeto Gari Comunitário, implementado pela COMLURB.O Instituto Manancial da Vida em Liberdade, uma ONG também criada por egressos do sistema penal, foi a primeira instituição a apoiar a iniciativa da cooperativa.
Logo em seguida, o Observatório de Favelas percebendo que esse grupo de egressos se multiplicava com vontade de trabalhar, motivou o grupo a buscar novas perspectivas de inserção no mercado de trabalho e a buscarem a formalização da iniciativa e assim, a legalização do grupo como uma cooperativa.
Esta parceria incentivou os cooperados a lutar pela incubação daCooperLiberdade pela Incubadora Tecnológica de CooperativasPopulares do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - ITCP/CEFET-RJ, que , após passar pelo processo de seleção, desenvolveu um trabalho semanal com o grupo, promovendo cursos, reuniões e palestras.
A Cooperativa de Reciclagem Eu quero Liberdade tem como objetivo principal buscar alternativas de inclusão social dos egressos na sociedade e no mercado de trabalho de maneira solidária, participativa e sustentável, através da colaboração com o meio-ambiente, (com a coleta seletiva do lixo) e a comercialização dos recicláveis para geração de trabalho e renda a seus integrantes. Os projetos e resultados destas parcerias descreveremos nos próximos encontros.