segunda-feira, 27 de outubro de 2008

A cooperativa de reciclagem Eu Quero Liberdade Entra na web

O grupo “EU QUERO LIBERDADE” se reúne desde 2005 e é formado majoritariamente por egressos do Sistema Penal. Também compõem este grupo, familiares destes egressos. Inicialmente o grupo foi composto por moradores do Complexo do Alemão. Parte deste grupo já atuava com a coleta de lixo nas comunidades através do projeto Gari Comunitário, implementado pela COMLURB.O Instituto Manancial da Vida em Liberdade, uma ONG também criada por egressos do sistema penal, foi a primeira instituição a apoiar a iniciativa da cooperativa.

Logo em seguida, o Observatório de Favelas percebendo que esse grupo de egressos se multiplicava com vontade de trabalhar, motivou o grupo a buscar novas perspectivas de inserção no mercado de trabalho e a buscarem a formalização da iniciativa e assim, a legalização do grupo como uma cooperativa.
Esta parceria incentivou os cooperados a lutar pela incubação da CooperLiberdade pela Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - ITCP/CEFET-RJ, que , após passar pelo processo de seleção, desenvolveu um trabalho semanal com o grupo, promovendo cursos, reuniões e palestras.

A Cooperativa de Reciclagem Eu quero Liberdade tem como objetivo principal buscar alternativas de inclusão social dos egressos na sociedade e no mercado de trabalho de maneira solidária, participativa e sustentável, através da colaboração com o meio-ambiente, (com a coleta seletiva do lixo) e a comercialização dos recicláveis para geração de trabalho e renda a seus integrantes. Os projetos e resultados destas parcerias descreveremos nos próximos encontros.

5 comentários:

Eu Quero Liberdade disse...

Mano estou muito feliz com mas essa vitória, que Deus ilumine seus caminhos e de toda nossa familia! Beijos sou seu Fã.

Eu Quero Liberdade disse...

MUITO BOM TERMOS ALGO QUE POSSA DIVULGAR NOSSO TRABALHO GRAÇA E PAAZ

Adair Aguiar disse...

Para estarmos aqui hoje sacrificamos muitas coisas em nossas vidas pessoal. Por isso é sempre um orgulho fazer parte deste movimento que cresce a cada dia.
"Muita Luz para todos"
Adair Aguiar.

André Coelho disse...

Parabens a todos pela iniciativa, muito bom mesmo!


É com projetos como este que se consetrói o caminho para um mundo diferente do que vivemos hoje!


Abração a todos!

Ocupação UERJ disse...

É isso aí!!


Vamos juntos, na luta pela transformação!