quinta-feira, 6 de novembro de 2008

PROVE - FAÇA A SUA PARTE

Robson Borges


O PROVE, Programa, de Reaproveitamento de Óleo Vegetal, programa criado pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SEA) conta com a parceria da Refinaria de Manguinhos, da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (ITCP/COPPE/UFRJ), da Federação das Cooperativas de Catadores de Materiais Recicláveis (FEBRACOM), o Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR) e da Rede Independente de Catadores de Materiais Recicláveis do Estado Rio de Janeiro (RICAMARE). A coleta do óleo é realizada pelas cooperativas populares que compõe o programa e que destinam todo material devidamente embalado para o Refinaria de Manguinhos onde o óleo é processado e transformado em Biodiesel contribuindo para a geração de energia alternativa.

Robson Borges
O lançamento do programa , em maio de 2007, ainda na gestão do então Secretário do Meio Ambiente, Carlos Minc, atual Ministro de Meio Ambiente, só foi possível graças a inauguração da Usina de Produção de Biodiesel, da Refinaria de Manguinhos, onde é destinado toda a coleta de óleo feita pelas 25 cooperativas populares que participam do PROVE. Nas primeiras reuniões, realizadas na ITCP/COPPE/UFRJ, a Cooper Liberdade se mostrava motivado com relação ao ainda embrionário programa de coleta de óleo vegetal usado. Certo de que este programa traria grandes benefícios para a sociedade.

A Cooper Liberdade tem um imenso orgulho de fazer parte desta grande família e não poupa esforços para que a luta pela preservação do meio ambiente continue, ainda que com pequenos, mas importantíssimos apoios. A conscientização tem que partir de cada um de nós, pois a grande meta só será atingida quando incorporarmos em nossas ações cotidianas hábitos que nos leve a uma sociedade mais humana e que preserva o espaço que será ocupado por nossos filhos, netos e assim por diante.

Postado por:
Adair Aguiar - Integrante da Cooper Liberdade

5 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns a todos pelo trabalho que vcs vem desenvolvendo.

Bços a todos.

Anônimo disse...

ACHO SUPER IMPORTANTE ESSE TIPO DE TRABALHO EU SEMPRE PENSEI EM GUARDAR O ÓLEO, MAS NÃO SABIA AONDE JOGAR, GERALMENTE DEIXO NUMA GARAFA PET E DEPOIS JOGO NO LIXO. MAS COMO AQUELE CARA FALOU NA TV É UM TRABALHO DE FORMIGUINHA E SE CADA UM FIZER SUA PARTE MESMO QUE PEQUENA, VAI TER UM RESULTADO GRANDIOSO.

Anônimo disse...

Excelente inciativa...
Conheci o trabalho de vocês através do programa Conexões Urbanas e fiquei encantada com a história.
Vocês são a prova de que juntos podemos fazer muito pelo nosso ambiente... basta um pouquinho mais de consientização!
Mesmo com toda a dificuldade, não desistem de cumprir a missão que todos temos: preservar nosso mundo!
Parabéns!
Existe algum outro site que possamos saber mais da cooperativa?

Anônimo disse...

Olá, assisti o programa conexão urbana e começei a conhecer o trabalho de vocês, que por sinal é um trabalho muito bom, uma iniciativa fantastica, sou estudante de jornalismo, encontrei o blog, mas vi que ele estava sem uma atualização. caso vocês ainda acessem esse espaço, saiba que no que eu puder ajudar, no setor de assessoria na parte de atualizar o blog, pode entrar na minha página e deixar um recado.
www.ritamoura.wordpress.com

sou de maceió-AL, pena não poder ajudar mas efetivamente, mas a ajuda que posso desenvolver é sabendo e tendo consciência ambiental, e quem sabe atualizando o blog,estando por dentro do projeto, fazendo uma maior divulgação desse projeto tão importante para sociedade.

Rita Moura

Unknown disse...

Muito maneiro mesmo. Vi o progama no sábado e fiquei enteressado, meu nome é Danilo moro no morro do São José em madureira, e tenho imensa vontade de implantar uma campanha de reciclagem aqui! Mas não temos estrutura para separar e nem para locomover o Lixo Reciclável para um centro de reciclagem, gostaria que vocês me ajudassem. Aguardo resposta.