quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Novas responsabilidades sobre resíduos sólidos para empresas

Em meios a grandes discussões na área ambiental e a necessidade das empresas se desenvolverem economicamente, mas valorizando a importância socioambiental, o Senado Federal aprovou um projeto de lei (PLS 354/89) que cria políticas publicas para o controle de lixos e recicláveis. O Programa Nacional de Resíduos Sólidos, que tramita no Senado desde 1989, teve a participação de quatro comissões do senado em plenária realizada em sete de julho (07/07/2010).

O programa pretende unir Governo Federal, Estados e Municípios para regulamentação de lixões e processos de coletas de materiais recicláveis e proíbe a importação do lixo. Além da relevância ambiental, o projeto obriga empresas, que dispõe comercialmente material reciclável, a criar meios de recolher as embalagens postas em circulação. Essa logística reversa fará a integração da sociedade civil na preservação do meio ambiente, fazendo com que cada cidadão reconheça as responsabilidades ambientais que as empresas deverão ter a partir de agora. Outra preocupação do programa é incentivar iniciativas populares na questão socioambiental através de cooperativas populares. ­­­­­

A nova política nacional de resíduos sólidos vai ao encontro de outras iniciativas públicas na área ambiental e amplia a importância social e ambiental que as grandes empresas buscam, principalmente empresas do setor energético que têm grande impacto no meio ambiente.

Nenhum comentário: